quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A história de Maracás

É difícil contar a história de um povo sem conhecê-lo. Cada frase lida para a construção da história da época em que Jacy se criou é apenas mais uma peça no infinito quebra-cabeça das histórias. Toda a minha busca por dados que me levem a Maracás, local em que minha avó nasceu, encontra dados do presente em que estou inserida.
A região onde se encontra atualmente a cidade de Maracás era habitada no século XVII por indígenas, quando foi encontrada, explorada e os habitantes da terra mortos pelas expedições organizadas pela família Garcia de Ávilla. A propriedade, cada dia maior, dos Garcia d’Ávilla foi desbravada durante dois séculos pela mesma família que tinha o interesse de conquistar as terras primeiramente em busca de pedras preciosas, prata e ouro e depois para combater a Companhia de Jesus, para o povoamento e simples aquisição de posses. Essa propriedade era tão grande que cortava a Bahia ao meio numa parábola que se inicia em Salvador e finaliza no Maranhão.
Maracás, habitada primitivamente pelos índios maracás, teve sua terra anexada à Casa da Torre oficialmente em 1671 e passou a ser utilizada para a agricultura e pastagens. O Município de Maracás só foi criado de fato em 19 de Abril de 1855.
Entre a fundação do Município de Maracás e o nascimento de minha avó Jacy, em  1939, há um abismo de cem anos sem fatos históricos a respeito da cidade, entretanto no mundo ocorriam diversos fatos marcantes para a humanidade. A economia da cidade era basicamente agrária e por isso o acesso à informação era também muito restrito. A cidade produzia café, feijão, mandioca, milho, arroz e algumas frutas. A população só sabia das notícias por meio dos mercadores que traziam produtos industrializados de São Félix e Cachoeira ou por meio do rádio de pilhas, pois ainda não havia energia elétrica.
Propaganda de 1942.
Propaganda de 1943.
Nas décadas de 30 e 40 o mundo passava por diversas transformações econômicas e sociais. Em 1939 a segunda guerra mundial estava começando, e em 1942 o Brasil entra na guerra que só tem fim no ano de 1945. A Coca cola chega aqui no ano de 1942 e no início da década de 40 também é criada a Justiça do Trabalho e a CLT.  1945 foi o ano dos maiores acontecimentos históricos da década: Adolf Hitler suicida, a ONU é criada, os EUA lançam a bomba atômica em Hiroshima e Nagasaki, Getúlio Vargas é deposto e Eurico Gaspar Dutra fica em seu lugar. Em 1946 uma nova constituição é promulgada pra substituir a Carta autoritária de 1937. Em 1939 a vitrola automática é lançada nos EUA e também a televisão em cores.
Propaganda de 1942.
Os EUA enviavam tantas quinquilharias para o Brasil que em 1942 a vitrola já estava chegando por aqui. O Brasil era dependente dos produtos industrializados pois a economia era basicamente agrária.
Propaganda de 1942.
Enquanto tudo isso estava acontecendo no mundo, na década de 40 Maracás serviu como uma espécie de campo de concentração onde nazi-fascistas eram vigiados e detidos. Os Alemães eram localizados em todas as partes do país e levados a Maracás para ficarem sob custódia do estado.





3 comentários:

Marcos disse...

Meu avô esteve preso em Maracás de 1942 a 1945, mas ele não era nazi-fascista. Era um comerciante alemão sediado em Salvador, e temiam que ele pudesse transmitir informações sensíveis aos nazistas.
Creio que o ambiente do campo de concentração não era ruim, pois meu pai conta que minha avó levava os filhos para passar as férias escolares em Maracás.

Unknown disse...

Sou filha de Maracás também tenho orgulho de ser de la


BAÚ DO MARCÃO disse...

sou sobrinho neto do Dr Alvaro Bezerra, e queria saber historias da minha familia na região, meu avo Adalberto Bezerra era Major da policia na epoca e tinha uma fazenda chamada São jorge localizada na região da fazenda Nova. Antonio Lourenço Bezerra era pai de Alvaro e Adalberto. tenho algumas fotos da decada de 40 e 50